Salvador, 15 de novembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > TVE exibe histórias de Salvador narradas por Cid Teixeira

A partir da próxima segunda-feira (13), a TVE exibe uma série de interprogramas sobre a cidade de Salvador. Narrados pelo historiador Cid Teixeira, os vídeos, de até dois minutos de duração, serão veiculados nos intervalos da programação da emissora.


Os curtas são uma releitura do programa de rádio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), intitulado “Toponímia da Cidade do Salvador”, realizado por Cid Teixeira em 1975, que explicava a origem dos nomes de ruas e bairros da cidade. Cada produção traz uma explicação ou curiosidade sobre lugares famosos da cidade como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja do Passo, Conceição da Praia, entre outros.


Produzido pela documentarista Carolina Canguçu, o projeto faz parte da celebração dos 40 anos da Rádio Educadora FM e foi montado através dos arquivos de imagens disponibilizados pelo Centro de Documentação (CEDOC) da TVE, e dos áudios originais do programa do historiador. “Os interprogramas foram montados a partir do encontro das imagens da cidade de Salvador, desde 1920, disponíveis no acervo do IRDEB, com os áudios originais das fitas rolos do programa de Cid Teixeira”, explica.


Para Silvana Moura, coordenadora de Programação e Conteúdos da TVE, e colaboradora do projeto, esse trabalho é de extrema importância para o cenário soteropolitano. “Professor Cid Teixeira foi um fundador da Rádio Educadora, uma rádio importante para a história da Bahia. Esses interprogramas são uma possibilidade de trazer de volta o conhecimento enorme dele, que é uma das figuras mais incríveis dessa cidade e precisa ser homenageado”, afirma.


Os interprogramas também poderão ser acompanhados, simultaneamente, pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline).


alt


Cid Teixeira



Cid José Teixeira Cavalcante nasceu na Ilha de Maré no dia 11 de novembro de 1924. Aos 12 anos, o primeiro dos cinco filhos de Cidália e José foi admitido no Ginásio da Bahia para cursar o ensino ginasial e o complementar. Em 1944, o jovem ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, mas nunca advogou. Foi como funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, desde a época de estudante, que Cid descobriu sua verdade paixão: a história.


Depois de um concurso para a rede estadual de ensino secundário, ele ingressou no magistério e fez livre docência para a cadeira de história, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Foi professor na Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica, ensinando a diversas gerações de profissionais.


No jornalismo, depois do início no Diário da Bahia, foi colaborador de A Tarde, editorialista do Jornal da Bahia e editor-chefe da Tribuna da Bahia. Dono de voz marcante, poderosa e inconfundível, Cid Teixeira lançou em 1967, na Rádio Cruzeiro da Bahia, o programa ‘Pergunte ao José’, que se transformou num dos ícones do rádio baiano. Depois, na Rádio Cultura da Bahia, comandou o ‘Enciclopédia Cultura’ e na Rádio Educadora da Bahia o ‘Projeto Minerva’. O tom coloquial, o estilo descontraído, a linguagem simples, a capacidade de se comunicar e o magnetismo que imprimia nas apresentações, polarizavam as atenções dos radiouvintes.


Acompanhe a TVE nas redes sociais:


facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


SERVIÇO:


Estreia de Interprogramas sobre a cidade de Salvador

Quando: A partir de segunda-feira, 13 de agosto

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.