Salvador, 23 de setembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Série ‘Janelas de Inovação’ com Viviane Mosé estreia na TVE

Produção retrata iniciativas inovadoras na educação brasileira.


A série documental ‘Janelas de Inovação’, apresentada pela filósofa e escritora Viviane Mosé, mostra como a criatividade e o olhar individualizado podem transformar diferentes realidades e ainda servirem de estímulo para novas experiências de educação. A obra, que faz uma viagem pelo Brasil revelando as iniciativas educacionais mais inovadoras do país, vai ao ar nesta quarta-feira (11), às 18h30, na TVE Bahia.


O episódio de estreia retrata a realidade da Escola Rural Dendê da Serra, localizada Serra Grande, em Uruçuça, no litoral sul da Bahia. Fundada em 2001 por um grupo de pais e professores, a Associação Pedagógica Dendê da Serra atende a 198 crianças e adolescentes, que são em sua maioria alunos de famílias de baixa renda da vila e da zona rural do município. Através do ensino Waldorf, os estudantes aprendem a convivência construtiva com a natureza, a solidariedade e o respeito às diferenças, e desenvolverem diversas habilidades intelectuais, artísticas, manuais e artesanais.


Serão 40 episódios, exibidos todas as quartas-feiras, sempre às 18h30, com reapresentação às segundas-feiras, às 22h15. Entre as iniciativas apresentadas estão professores que dão aula pelo Youtube para que estudantes aprendam em seu próprio tempo; uma escola com aulas de meditação, que ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de concentração e inteligência emocional; um colégio que representa a resistência do povo indígena Kanindé de Aratuba em perpetuar sua cultura e direitos dentro de seu território;  uma instituição situada em uma comunidade periférica que derrubou os muros externos e retirou as portas das salas de aula; entre outros exemplos.


Produzida e dirigida por jovens das cinco regiões do país, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, do Canal Futura, ‘Janelas de Inovação’ é um projeto em parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Canal Futura.


O público também pode acompanhar os episódios pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline).


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:


facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


SERVIÇO:

Série documental ‘Janelas de Inovação’

Quando: Quarta-feira, 11 de julho

Horário: 18h30

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.