Salvador, 17 de julho de 2018
Portal do IRDEB

O TVE Debate inicia nesta terça-feira (13), às 21h15, uma série de programas que colocam em pauta temas relacionados às comemorações e manifestações do mês da mulher. O acesso das mulheres à educação, à participação política e ao mercado de trabalho sempre aconteceu de forma desigual ao acesso dos homens a esses e outros espaços de poder.

Por isso, os feminismos podem ser unificados numa definição geral como os múltiplos esforços por uma sociedade justa e democrática. Em oposição a essa busca estão as estruturas de poder que favorecem majoritariamente ao homem branco cis heterossexual. Nesta edição, o TVE Debate discute os feminismos no Brasil e os direitos das mulheres: o que foi conquistado até aqui e o que precisa avançar?

Para debater essas questões, recebemos Carla Akotirene, que é mestra e doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Mulheres e Feminismo, atende mulheres vítimas de violência doméstica na Saúde Municipal e é responsável pela Opará Saberes. Também contamos com a presença de Dayse Sacramento, doutoranda em Literatura e Cultura e idealizadora do projeto Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras. Naira Gomes, feminista negra e organizadora da Marcha do Empoderamento Crespo, e Vanja Andréa Santos, presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres. A apresentação é da jornalista Luana Assiz.

O TVE Debate vai ao ar todas as terças, às 21h15, na TVE. Assista também pelo nosso Portal.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.