Salvador, 17 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Índios no Brasil

Nesta segunda-feira (12), às 18h30, a TVE, canal 10.1, exibe o sétimo episódio da série documental “Índios no Brasil”, que aborda o papel que as nações indígenas reivindicam na construção de um país plural e mais justo, enquanto revisam o processo colonial português.

A obra mergulha no universo indígena em uma abordagem que vai além da socialmente histórica, focando também em um recorte antropossocial e socioecológico, revelando os índios como são na contemporaneidade. Um retrato humanístico, poético e contemporâneo das diversas etnias que habitam o nordeste brasileiro.

O ativista cultural e militante reconhecido como embaixador dos povos afro-indígenas, Tiago Nagô, descendente de índio Cariri (Tingui-Botó) de Alagoas e de uma negra, sacerdotisa do Candomblé, segue em uma jornada de (re)descoberta, em diferentes nações indígenas existentes no Nordeste do Brasil. Partindo da cidade de Olinda, de onde saíram as primeiras missões de catequese indígena no período Colonial, ele percorre 13 aldeias, de etnias diferentes, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A primeira temporada da série documental tem13 episódios de 26 minutos cada. A direção é de Camilo Cavalcante e Adelina Pontual, com argumento de Carla Francine e produzida pela Urso Filmes, com auxílio do Programa Brasil de Todas As Telas, iniciativa que lançou editais de incentivo à produção de conteúdo audiovisual para o campo público de televisão.

“Índios no Brasil” vai ao ar todas as segundas-feiras às 18h30, no Canal 10.1, com reprises do episódio anterior também nas segundas, no horário das 7h15. Você pode acompanhar também pelo Portal.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.