Salvador, 15 de dezembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Fronteiras do Pensamento

A TVE, canal 10.1, exibe nesta segunda-feira (11), às 20h30, a primeira conferência da série especial do projeto “Fronteiras Braskem do Pensamento”, que levou como convidado o escritor moçambicano Mia Couto.

Em 2017 o projeto teve como tema “Civilização – A sociedade e seus valores”, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. E Mia Couto, considerado um dos mais importantes autores da África contemporânea, foi um dos três convocados das edições desse ano.

O evento foi aberto pelo autor no dia 3 de julho e ainda contou com mais duas edições, nos dias 15 de agosto e 5 de setembro, respectivamente, com a crítica cultural norte-americana Camille Paglia e a ativista dos direitos humanos moçambicana Graça Machel.

Um contador de histórias no sentido mais poético do termo, Mia Couto falou sobre sua infância em Moçambique, a guerra civil que assolou aquele país, e seu amor pela cultura brasileira, em especial por Jorge Amado. Durante a conferência, o escritor revela um pouco mais sobre sua vida e sua visão de mundo.

O autor moçambicano é comparado a Gabriel García Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. É o único escritor africano membro da Academia Brasileira de Letras. Suas obras recriam a língua portuguesa com influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa.

O projeto "Fronteiras Braskem do Pensamento" tem o propósito de contribuir para compartilhar o conhecimento de grandes pensadores contemporâneos com o público baiano, promovendo a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade.

Você também pode acompanhar a programação pelo nosso portal.

Siga a TVE nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.