Salvador, 24 de novembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Aprender a Sonhar


Nesta quarta-feira(15), A TVE exibe o quarto episódio da série do documental "Aprender a Sonhar", a produção é mais um conteúdo do Brasil de Todas as Telas.

Dirigida por Vítor Rocha, com produção da Caranguejeira Filmes, a produção acompanha uma quilombola, uma filha de empregada doméstica, uma índia Pataxó, um filho de pescador e uma sem-teto. Esses e outros personagens reais, oriundos de diferentes periferias do Brasil, acessam o ensino superior e narram suas trajetórias cheias de desafios, preconceitos, dificuldades, mas, sobretudo, de muita vontade de melhorar suas condições de vida e as condições de suas respectivas comunidades, por meio da educação e da capacidade de "Aprender a Sonhar".

EPISÓDIO 3 – FACULDADE DO PARTICULAR

Arissana, primeira estudante indígena na Bahia a acessar a universidade pública pelo sistema de cotas, conta como é deixar sua aldeia para viver o mundo acadêmico, com todas as dificuldades de adaptação e aceitação, e como a educação formal contribui para o desenvolvimento de sua arte tradicional. Ela ressalta o forte apoio dado pela professora Maria Hilda, ativista que denuncia como o sonho dos índios em acessar o ensino superior está fortemente ameaçado. Como no caso de Taquari, Pataxó estudante de Direito, que vislumbra ter a cultura indígena bem aceita e aproveitada na universidade.

Destinada ao público jovem, a série tem 5 episódios de 26 minutos cada e está disponível para a exibição em 199 canais de televisão pública, educativa, comunitária e universitária de todo o país. É parte do conteúdo produzido para a EBC (TV Brasil), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) das TVs Públicas, numa parceria da Ancine, EBC e BRDE através do FSA, Programa Brasil de todas as telas.

"Aprender a Sonhar" vai ao ar na TVE, Canal 10.1, a partir todas as quartas às 21h30, com reprise neste sábado às 14h30. Você também acompanha a programação da TVE ao vivo pelo nosso Portal.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.