Salvador, 24 de novembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > A Linguagem do Cinema


Nesta sexta feira(17), a TVE Bahia, Canal 10.1, exibe o terceiro episódio de "A Linguagem do Cinema", destacando o trabalho do diretor e cineasta Edgard Navarro.

Autor de uma obra radical e incomum, Navarro começou a fazer cinema nos anos 70, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. 

Em 1989, dirigiu o média-metragem Superoutro, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais deHavana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005, com o longa Eu me lembro(2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro. 

Linguagem do Cinema é uma coletânea de dez títulos onde cada um investiga o processo criativo de realizadores e técnicos do cinema durante 50 minutos. Com direção de Geraldo Sarno e realização da RioFilme, a série apresenta agora sua segunda temporada. O programa vai ao ar nas sextas às 21h. Você pode acompanhar também pelo Portal.


17/11 - EDGARD NAVARRO – O Canto da sabiá



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.