Salvador, 12 de dezembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > TVE Debate - Cotas Raciais

O TVE Debate que vai ao ar nesta terça-feira (14), às 21h, vai discutir sobre as cotas raciais, um sistema que permite pessoas que se autodeclaram negras ingressarem nas universidades e cargos públicos no brasil.

O Supremo Tribunal Federal considerou constitucional as cotas, mas o debate envolvendo especialistas e a sociedade civil se mantém em pauta. De um lado, os argumentos favoráveis de que cotas são necessárias para reparar os danos sócio-econômicos e culturais causados pela escravidão. Já os críticos, argumentam que nenhum mecanismo facilitador deve ser utilizado, fazendo valer o mérito e o "esforço" individual para acessar a universidade.

O debate é complexo e abrange diversos fatores e visões de áreas, como pedagogia, sociologia e história. Para essa discussão, convidamos a Promotora de Justiça, Lívia Vaz, a doutora em sociologia, Marcilene Garcia, o professor de direito e cientista social, Osvaldo Bastos, além da jornalista e coordenadora do movimento LIVRES na Bahia, Priscila Chammas. A apresentação é do jornalista Jhonatã Gabriel.

O TVE Debate vai ao ar todas as terças, às 21h, na TVE. Assista também pelo nosso Portal.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.