A Tv que se faz no Mundo

10/11/2009 14:44:24

img_destaque_interna_indonesiaA TV dos Indonésios
O documentário desta semana mostra a variedade encontrada na TV dos indonésios. Ao zapear a televisão da Indonésia durante o Ramadã, mês de oração dos muçulmanos, o telespectador pode encontrar o programa A procura da nova estrela, apresentado por Titian Dahi, no canal TPI.

Trata-se de uma revista eletrônica que traz um panorama da sociedade local e busca desde o melhor cantor pop ao melhor pregador muçulmano. Os candidatos cantam os versículos do Corão diante de um júri e o vencedor ganha, entre outros prêmios, uma viagem para Meca.

Outras duas séries influenciadas pela religião que fazem sucesso no país são Rahsia Ilahi (A vingança de Deus) e Ramard Ilahi (Deus misericordioso). A primeira mostra o que pode acontecer aos maus muçulmanos e a segunda aborda os milagres que Deus proporciona aos muçulmanos piedosos.

No entanto, nem todas as produções são de cunho religioso. Existem também personagens extrovertidos como o transexual Dorce Gamalama. Considerado uma vedete nacional, é conhecida por seu talk show, exibido em um canal privado, onde ela canta vestida com figurinos extravagantes.

E, importado diretamente do Japão, o jogo Uang Kaget atrai a atenção do público com um prêmio de mil dólares, o que representa mais de um ano de trabalho da maioria da população. No programa, os participantes têm que gastar essa quantia em meia hora diante do olhar dos telespectadores.
Documentário. De Vladimir Donn. 2005-2009. 26 min. Produção Point du Jour - Vladimir Donn & Luc Martin-Gousset. França.

O Programa:
Trata-se de uma coletânea com mais de 50 episódios que mostra como são produzidos conteúdos de televisão em diferentes partes do mundo. Cada capítulo exibe a cultura, o povo e a maneira como a TV alcança seu telespectador.

O Chipre, uma ilha que é grega ao Sul e turca ao Norte, possui duas TVs distintas. Em Los Angeles, Estados Unidos, o canal UNIVISION destina parte de sua programação aos imigrantes mexicanos.

Ser jornalista na Colômbia é ter uma profissão de alto risco. O episódio dedicado à TV que se faz em território colombiano exibe a trajetória do único programa no país, apresentado por Hollman Morris, que fala sobre governo, narcotraficantes , guerrilha , paramilitares e a miséria social. No Chile, o programa de maior sucesso é o Sabato Gigante, apresentado por Don Francisco. O talk-show transmite esporte, política, música e variedades.

A TV chilena exibe as diversas mutações políticas que o país vivencia.

Fonte: TV Brasil

Quarta - 19h30.