Salvador, 23 de julho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

altAgressões motivadas por questão de gênero é o tema do Especial da Seis desta sexta (14), encerrando a série dedicada aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O assunto está no disco “Mulheres do Hip Hop pelo fim da violência contra a mulher”, apresentado pela jornalista Juliana Dias, que também assina a produção do programa.


Fruto de um projeto realizado em 2006, o álbum reuniu 40 mulheres entre MC’s, professoras e jornalistas de todo o país, para a utilização da comunicação e da música no enfrentamento à violência contra a mulher. Como resultado foram gravadas 13 faixas inéditas e de autoria das próprias participantes.


O álbum retrata uma difícil realidade enfrentada por muitas mulheres todos os dias. “Este disco foi lançado no mesmo ano em que a Lei Maria da Penha entrou em vigor. Se passaram 12 anos e infelizmente os índices de violência contra a mulher não reduziram. Este trabalho representa uma importante contribuição para a cultura hip-hop e para a divulgação da situação das mulheres no país”, destaca Juliana Dias.


Neste Especial das Seis, que tem uma hora de duração, você vai ouvir canções como “Rosas”, do grupo brasiliense Atitude Feminina; “Boladona”, que traz Márcia 2pac, uma das pioneiras no rap nacional, além das MC’s Luciana Nascimento, Joy-C do Poder Consciente e Jamille da NegaAtiva; e “Ciclos refletidos”, faixa que tem a participação de Negra Mone, única mulher baiana que participou do projeto e assina a canção ao lado Liliãn do Clã Nordestino, Mc Queen do Oeste Selvagem e Nega Liza do Ultimato Salvação.


Produção: Juliana Dias


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.