Especial das Seis

10/12/2018 18:32:31

altO Especial das Seis desta terça-feira (11) segue com a série dedicada aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Destaque para algumas canções da MPB que abordam a sexualidade e as múltiplas identidades de gênero, apontadas por um estudo realizado pelo mestre em filosofia, Renato Gonçalves, no livro “Nós duas: as representações LGBT na canção brasileira”.


Lançada em 2016, a obra traz um conjunto de análises, incluindo um panorama histórico, que vai de 1970 a 2010 e explora diversas canções que trazem personagens, o eu lírico ou narrador LGBT. Personalidades marcantes como Ney Matogrosso, Marina Lima e Ana Carolina utilizaram a música para contribuir com a formação de identidades e dessa forma abriram espaço para o aumento da visibilidade e alcance de novos artistas no cenário artístico-cultural, tais como Liniker e Johnny Hooker.


No repertório explorado por Renato Gonçalves, há canções de autoria ou interpretadas por artistas como Chico Buarque, Ná Ozzetti, Rita Lee, Caetano Veloso e Maria Bethânia.


Neste Especial das Seis você vai ouvir canções como “Girl”, da cantora e compositora Tuca, considerada por Renato Gonçalves como pioneira ao trazer o discurso LGBT de maneira afirmativa, além de “A nível de…”, do cantor João Bosco e “Paula e Bebeto” de Milton Nascimento.


Produção: Juliana Dias


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.