Especial das Seis

26/09/2018 17:53:27

O Especial das Seis desta quinta-feira (27) entra no clima da alegria e abundância comum a quem cultua os gêmeos mais festejados no Estado. No programa, destaque para uma seleção musical que marca o sincretismo religioso característico da Bahia, cantando a história e devoção a Cosme e Damião, e ao mesmo tempo, ao orixá Ibeji.


Para os católicos, o dia dos santos Cosme e Damião é 26 de setembro, já no candomblé é comemorado logo depois, dia 27. Neste período, centenas de baianos, especialmente os soteropolitanos, homenageiam os gêmeos ofertando caruru (comida típica afro-brasileira) e doces para crianças e adultos, além da realização de missas.


A relação simbólica e religiosa dos cultos é um dos principais exemplos dessa mistura no Estado e serve também como elemento para composições de um cancioneiro que exalta tanto os santos católicos quanto as divindades africanas.


Neste Especial das Seis você vai ouvir “Falange do Erê”, na voz de Zeca Pagodinho, “Bahia é terra de dois”, do Coral Filhos de Iemanjá e as canções de domínio público “Oração a São Cosme e São Damião”, na interpretação de Maria Bethânia, e “Cantigas de São Cosme e São Damião”, com Mariene de Castro.


Produção: Juliana Dias


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.