Salvador, 22 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > 40 anos de música e história


Dirigido por Carolina Canguçu, com roteiro de Hewelin Fernandes e Carolina Canguçu, o documentário "40 anos de amor e música" estreou na TVE Bahia, no ultimo sábado (05) e reúne depoimentos de artistas, jornalistas, colaboradores de outros países, ex-funcionários e outros nomes que passaram pela rádio ao longo de seus 40 anos de história. Este mesmo documentário agora também pode ser conferido na íntegra no canal da TVE Bahia no YouTube (www.youtube.com/tvebahia)

O documentário é uma montagem de arquivo, com imagens extraídas do acervo do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e tem 26 minutos de duração. A rádio, conhecida pela diversidade musical e por revelar novos talentos continua, 40 anos depois, com uma programação autentica e diversificada da Bahia e do Brasil, e de olho nos novos movimentos da música. A emissora, única que exige a divulgação não somente do artista, como também de todos os compositores e intérpretes, realiza todo ano o Festival de Música Educadora FM, que está na 16ª edição e tem o objetivo de estimular a produção musical independente baiana. Após exibição, o documentário “40 anos da Educadora FM” estará disponível no youtube e facebook da TVE (/tvebahia) e no facebook da rádio Educadora FM (/educadorafmba).

Evolução da rádio

Criada em 31 de março de 1978, a rádio Educadora, uma das primeiras FM`s da cidade, surgiu como um projeto experimental. Quando inaugurada, tinha um alcance de pouco mais de 3km e antena de 13 metros, alcançando apenas alguns bairros. Hoje, com uma antena 100 metros, a rádio alcança não só toda a Salvador, como também algumas cidades do Recôncavo baiano. Desde os anos 2000, pessoas de qualquer lugar do mundo podem acompanhar a programação da Educadora FM através da internet.





 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.