Salvador, 14 de agosto de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - Airto Moreira


No Especial das Seis desta quarta-feira (09) você vai conferir o som do baterista, percussionista e compositor catarinense Airto Moreira, no primeiro disco solo gravado no Brasil. Lançado em dezembro de 2017 pelo selo SESC, “Aluê” traz um repertório quase todo autoral, misturando composições inéditas com releituras de temas marcantes de diferentes épocas da carreira do artista. O trabalho reúne oito músicas registradas ao vivo, em sessões únicas, com gravações feitas no Estúdio Gargolândia, em Lambari (SP).

Em “Aluê”, Airto Moreira é acompanhado pela banda que traz na formação a filha dele, Diana Purim (voz e arranjos vocais), e os músicos Carlos Ezequiel (bateria), Fábio Leandro (piano e teclados), José Neto (violão, guitarra e arranjos), Sizão Machado (contrabaixo) e Vitor Alcântara (flauta e saxofones)

Prestes a completar 77 anos de idade em agosto de 2018, Airto Moreira é um artista de renome internacional. História que teve início quando ele se mudou com a esposa, a cantora Flora Purim, para Nova York nos Estados Unidos. Lá, começou a tocar com músicos de jazz, até ser convidado para se unir a ícones do gênero, como Ron Carter, Wayne Shorter, Chick Corea e Miles Davis, ao lado de quem gravou “Bitches Brew” (1970), álbum revolucionário que estabeleceu novos conceitos para o jazz fusion. Com o tempo, Airto se consolidou como um músico referencial para outros instrumentistas brasileiros.

Neste Especial das Seis você vai ouvir temas como “Guarany”, Misturada”, “Rosa Negra”, além da faixa-título, “Aluê”.

Produção: Leto Vieira

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.