Salvador, 18 de setembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

Nesta terça-feira (10), o Especial das Seis presta uma homenagem a Noite Ilustrada, uma das maiores vozes do samba, na data em que completaria 90 anos de idade.

Ele nasceu Mário de Souza Marques Filho em Pirapetinga, interior de Minas Gerais, e iniciou a carreira como violonista no Rio de Janeiro. Começou a cantar em uma excursão na qual acompanhava alguns artistas, a pedido do músico, poeta e comediante baiano Zé Trindade, que durante um show o apelidou de Noite Ilustrada, título de uma revista da época, pois não se lembrava de chama-lo por Mário.

Em 1955, o cantor e compositor mineiro se radicou em São Paulo, para onde viajou com os compositores da Escola de Samba Portela. Acabou sendo contratado pela Rádio Nacional e pela gravadora Mocambo, estreando em um disco de 78 rotações. O primeiro grande sucesso só aconteceu em 1962 quando gravou “Volta por Cima”, música de Paulo Vanzolini, marca importante na trajetória de Noite Ilustrada. Agora em 2018, faz 15 anos que ele nos deixou.

Neste Especial das Seis você vai ouvir também músicas como “O neguinho e A senhorita”, “Toalha de Mesa”, “Como Eu Era Importante ao Lado Dela” e “Perfil de um Sambista”, composição de Adauto Santos, que homenageia Noite Ilustrada.

Produção: Leto Vieira

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.