Salvador, 17 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

O Especial das Seis desta segunda-feira (12) destaca a primeira parte de uma série em duas edições dedicada a obra do cantor e compositor baiano Ederaldo Gentil. O artista nos deixou precocemente, em 2012, aos 68 anos. Então, coube ao sobrinho dele, o músico e produtor, Luisão Pereira, a missão de reunir os três discos gravados pelo tio e organizar esse resgate artístico em um Box, que também traz um CD de raridades. Neste programa, vamos ouvir os dois primeiros trabalhos do sambista: o álbum de estreia, “Samba, Canto Livre de Um Povo”, de 1975, e “Pequenino”, de 1976.

A pesquisa sobre o acervo de Gentil teve o auxílio dos músicos Paquito e Lucas Cunha. Colaboração importante para o projeto, que também conta com um site oficial, rico em informações e curiosidades. Para celebrar esse trabalho, no próximo dia 20 de março (terça-feira), vai acontecer um show em tributo a Ederaldo Gentil na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20h. As participações ficam por conta do cantor Zé Manoel, das cantoras Larissa Luz e Josyara, além do grupo BaianaSystem.

Neste Especial das Seis, que tem uma hora de duração, você vai ouvir também músicas como a emblemática “O ouro e a Madeira”, “Rose”, “A saudade me Mata” e “Samba, Canto Livre de Um Povo”, que dá nome ao álbum de 1975. E vai conferir ainda a música “De menor”, que inspirou o título do disco de 1976, além de “Bereketê”, “O samba e Você” e “Dois de Fevereiro”.

Produção: Leto Vieira

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.