Salvador, 22 de fevereiro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

O Especial das Seis desta quarta-feira (14) destaca “Ijexá Funk Afrobeat”, primeiro álbum da banda instrumental baiana IFÁ, que vai ser apresentado por Átilla Santana, guitarrista e produtor do grupo. Lançado pelo Natura Musical em novembro de 2016, o disco possui nove faixas, sendo oito autorais e uma em parceria com o músico Letieres Leite.

O nome IFÁ é a abreviação para “Ijexá Funk Afrobeat”, título deste álbum instrumental de estreia. Além de Átilla Santana, a banda é formada por Jorge Dubman, Fabrício Mota, Prince Áddamo, Alexandre Espinheira, Juliano Oliveira, Normando Mendes, Vinícius Freitas e Leo Couto. O grupo começou em 2009 com foco no estilo musical nigeriano conhecido como Afrobeat, mas agora consolida uma pesquisa que se estende aos três gêneros musicais sugeridos na denominação do CD. “Desde o início, com a proposta de nome “IFÁ”, que veio de Fabrício, já tinha esse conceito de que esses ritmos estão interligados porque são ritmos frutos da diáspora africana e, como tal, são fluidos e estão sempre mudando e se conectando”, explica Átilla.

O disco foi gravado ao vivo por Israel Lima, no Estúdio do Ilê Aiyê, em Salvador e no Estúdio Casa das Máquinas por Tadeu Mascarenhas. Além de todos os integrantes da banda, participaram do disco também outros músicos de renome no cenário baiano como o percussionista Gabi Guedes, o Maestro Letieres Leite e os guitarristas Junix e Roberto Barreto.

Neste Especial das Seis você ouve algumas faixas como “Salva Dor”, lançada como single em outubro de 2016, “Apaxe”, composta em homenagem ao clássico bloco carnavalesco Apaxes do Tororó e “Afro-Beat Vírus”.

Produção: Pedro Leonelli

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.