Salvador, 15 de dezembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

O mais recente disco do cantor e compositor baiano Roque Ferreira, é destaque no Especial das Seis desta quinta-feira (07). Intitulado "Terreiros", o álbum traz canções inéditas do artista, cujos sambas já foram gravados por nomes como Alcione, Clara Nunes, Maria Bethânia e Zeca Pagodinho. A produção ficou a cargo de Júlio Caldas.

“Terreiros” busca sintetizar a mistura de ritmos e de etnias africanas que deram origem ao samba, da forma como é conhecido atualmente. Roque afirma que, embora tenha contado com a colaboração de outro músico, a ideia original do álbum foi mantida: "No meu trabalho, quem dá a palavra final sou eu. Há a participação de Júlio, mas tudo o que existe no disco é a minha cara". Todo o repertório foi escolhido pelo sambista, enquanto Caldas foi responsável pelos arranjos.

No disco, a escola de samba carioca Império Serrano é homenageada na canção "Amor Imperial". "Acho que o Rio de Janeiro faz, todo ano, uma homenagem à Bahia quando põe uma escola de samba na rua", explica o compositor, sem deixar de criticar a desvalorização do gênero aqui no Estado. "Não existe uma casa de samba na Bahia. Quando existe um programa sobre samba nas rádios, é em determinado dia e em determinado horário. Não toca na programação das rádios", observa.

Roque também saúda a obra de Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga nas faixas "Doce" e "Taiêra", que você ouve nesta edição. "Tudo que é bom em música popular brasileira surgiu desses dois", defende o sambista.

Neste Especial das Seis, você confere ainda faixas como "Imboladeira" e "Vou Correr Mar".

Produção: Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.