Salvador, 24 de novembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - "A Fase Odeon"

Nesta segunda-feira (13), o Especial das Seis destaca o primeiro de quatro programas de uma série semanal dedicada a Elza Soares, considerada uma das maiores divas da música brasileira. É a própria artista quem apresenta esta edição, falando sobre o início da carreira e os 13 anos na gravadora Odeon. A cantora faz show na festa de premiação do XV Festival de Música Educadora FM, dia 10 de dezembro, a partir das 18h30, na Concha Acústica do TCA.

Nascida em uma família pobre, Elza Soares enfrentou muitas dificuldades. Teve a infância interrompida aos 12 anos, quando foi levada a se casar. Em 1953, ainda na adolescência e sem dinheiro para comprar remédio para o filho muito doente, procurou mudar a situação ao se inscrever no “Calouros em Desfile”, programa de rádio apresentado por Ary Barroso. Cantando “Lama”, de Paulo Marques e Alice Chaves, a então iniciante foi aplaudida por uma plateia que ficou de pé e emocionada, mas que momentos antes ria por ela ser negra, magra e humilde. As dificuldades e os preconceitos sofridos, porém, não pararam por aí. Ficou viúva, com filhos para criar e então resolveu apostar na carreira artística. No entanto, por racismo, Elza chegou a ser banida de algumas gravadoras da época, até conseguir firmar uma parceria frutífera com a Odeon, onde ficou por treze anos e gravou mais de 40 discos.

Além de contar essas e outras histórias, Elza Soares também vai falar sobre a relação com o músico Roberto Ribeiro e sobre o disco lançado por eles, que não por acaso se chama “Sangue, Suor e Raça”.

Neste Especial das Seis, você vai conferir canções imortalizadas na voz rouca e arranhada da cantora carioca, como “Se Acaso Você chegasse”, “Cantiga do Morro”, em um dueto com Monsueto, e o pot-pourri com as músicas: “Swing Negrão”, “Brasil Pandeiro”, “O Samba Agora Vai” e “É com Esse que Eu Vou”, do disco com Roberto Ribeiro.

Produção: Lara Maiato

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.