Salvador, 12 de dezembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

O Especial das seis desta sexta-feira (10) destaca “Gratia”, o segundo e mais recente álbum da banda soteropolitana Sertanília. Quem apresenta esta edição são dois dos três integrantes do grupo: Aiace (voz) e Anderson Cunha (viola, violão e voz), que também assina a produção e nove das catorze faixas do disco, sendo uma em parceria com Juliano Holanda. O terceiro componente da banda é o percussionista Diogo Flórez.

Este novo trabalho reflete um amadurecimento do grupo, que mantém a mistura de elementos tradicionais do sertão com a linguagem da música pop contemporânea, mas se diferencia do disco anterior por apresentar uma sonoridade mais pesada, com a percussão mais presente, valendo-se também de camadas de cordas e vocais.

O disco traz canções que costuram várias narrativas a partir da cultura sertaneja e suas origens. “O mote principal da nossa pesquisa é a música produzida pelo sertão, a música ancestral que é anterior à música de Luiz Gonzaga, anterior ao forró e esse sertão traz diversas influências”, diz Aiace. Ainda nesse contexto, a figura da mulher assume lugar de destaque no trabalho. “É um disco que fala do sagrado, do sagrado feminino, da fé na providência divina e essa atmosfera, é a atmosfera que permeia todas as músicas do ‘Gratia’”, afirma Anderson.

As gravações foram feitas entre Salvador, Santiago de Compostela, na Espanha, parte em Paris, na França e também no Rio de Janeiro. Neste disco, a banda é acompanhada pelos músicos João Almy (violão), Ricardo Erick e Fernanda Monteiro (celo), Mariana Marin e Raul Pitanga (percussão), contando ainda com as participações especiais das cantoras Lala e Janaína Carvalho, Renata Rosa, da espanhola, Guadi Galego, Ênio Taquari (pandeiro) e Jaques Morelembaum (celo), além de Buguinha Dub, responsável pela gravação das percussões ao vivo em estúdio.

Neste Especial das Seis você ouve músicas como “Corre Canto”, “Gado Manso” e a faixa-título “Gratia”.

Produção: Jesus Medrado

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.

Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.