Salvador, 22 de outubro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - A música dos Games


Finalizando a trilogia "A Música dos Games", o Especial das Seis desta quarta-feira (11) destaca as músicas licenciadas que se tornaram grandes sucessos graças aos games nos quais foram incluídas. Mais uma vez, quem apresenta esta edição é Gui Mendes, entusiasta de jogos eletrônicos e colaborador da revista Arkade.

Entende-se por "música licenciada", aquela que não foi originalmente composta para um jogo, mas que teve os direitos de uso comprados pela desenvolvedora, passando a fazer parte da trilha sonora do game. A prática se tornou mais comum a partir dos anos 2000, pois todas as limitações técnicas presentes anteriormente foram derrubadas com o uso do CD e do DVD como mídias. Porém, houve tentativas de uso de músicas licenciadas ainda nos anos 80, como explica Gui: "Em 1982, ainda no Atari, surgiu o 'Journey Escape', possivelmente o primeiro jogo com música licenciada. (...) Músicas da banda foram inseridas no jogo, de forma sintetizada, obviamente, e tocavam enquanto você tentava entender o que se passava na cabeça dos desenvolvedores dos anos 80".

A prática se tornou comum em vários gêneros de games ao longo das décadas de 2000 e 2010, mas principalmente em jogos de futebol, corrida e outros esportes. "FIFA", por exemplo, inaugurou essa tendência ao usar na abertura a faixa "Song 2", da banda Blur, que você ouve nesta edição. Mas os jogos musicais, como a franquia Guitar Hero, também se utilizaram de músicas licenciadas. É o caso de "Through the Fire and Flames", da banda DragonForce, outra faixa presente neste programa.

Neste Especial das Seis você também vai conferir faixas como "Keep It Coming", de Nate Dogg, que compõe a trilha de "Need For Speed Underground", e "Far Away", de José Gonzalez, da trilha de Red Dead Redemption.

Produção: Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.