Salvador, 25 de setembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Tambores da Liberdade

Neste sábado (16), às 18h, o programa Tambores da Liberdade, celebra a memória do ativista anti-apartheid, o sul-africano Stephen Bantu Biko ou Steve Biko, que faleceu há 40 anos, no dia 12 de setembro 1977. 

Líder estudantil, fundou o Movimento da Consciência Negra (Black Consciousness Movement), que capacitava e mobilizava grande parte da população negra urbana. Desde sua morte sob custódia da polícia, ele foi considerado mártir de um movimento anti-apartheid e ficou famoso por seu slogan "black is beautiful". Biko sempre tentou capacitar as pessoas negras. O líder, nunca foi membro do Congresso Nacional Africano (ANC), mas está incluído no panteão dos heróis de luta anti-racismo.

O repertório musical ficará a cargo das músicas dos blocos afro Ilê Aiyê, Os Negões e Olodum, além dos convidados musicais LadySmith Black Mombazo, As Gingas, Carlinhos Brown e muito mais!

Música, notícia e informação são marcas registradas do Tambores da Liberdade, que vai ao ar todos os sábados no seu início de noite na 107.5 Educadora FM.



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.