Salvador, 25 de setembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis

Ele nasceu na Argentina, mas foi na Bahia que Ramiro Musotto se consagrou como um dos mais inventivos percussionistas. Para homenageá-lo, o Especial das Seis desta segunda-feira (11) traz uma reedição de “Civilizacao & Barbarye”, segundo e último disco da carreira solo do artista, que morou em Salvador por mais duas décadas e faleceu há exatos oito anos, no dia 11 de setembro de 2009. A apresentação deste programa fica por conta de um amigo do músico, o guitarrista Roberto Barreto.

Além de percussionista, Ramiro Musotto atuou como produtor musical e compositor. Também assinou arranjos em discos como “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury. A lista de artistas com quem trabalhou inclui nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine, João Bosco, Marisa Monte, Lulu Santos e Gal Costa, mas foi na carreira solo que o argentino mais deu vazão às inquietações musicais.

“Civilizacao & Barbarye”, que em 2017 completa dez anos de lançado, mostra o trabalho desenvolvido com o berimbau, adicionando efeitos e até criando melodias e harmonias com o instrumento. “A pesquisa e a tradução da percussão de rua da Bahia em toda a diversidade dessa produção é uma das contribuições mais importantes do trabalho de Ramiro. Ele veio de formação sinfônica e trouxe isso para organizar as percussões”, avalia Roberto Barreto.

Apresentador convidado desta edição, Roberto Barreto fez parte da banda do músico e executou as faixas de “Civilizacao & Barbarye” em shows. “Eu tive o prazer e a honra de poder tocar com Ramiro”, relembra. “Ele tinha a Orchestra Afrosudaka, que misturava percussão com guitarra baiana. Esse trio teve Mintcho Garrammone, Julio Moreno e eu [nas guitarras baianas]”.

Neste Especial das Seis vamos ouvir músicas como “Ronda”, “Gwyra Mi” e “Assanhado”, tema de Jacob do Bandolim com arranjo de Ramiro Musotto.

Produção: Marcelo Argôlo

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal



 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.