Geleia Geral brasileira na 107 Educadora FM

17/02/2017 18:47:37
alt

Para comemorar 50 anos de Tropicalismo, a Rádio Educadora FM terá uma programação especial para o Carnaval. O objetivo é mostrar toda da diversidade da música de Carnaval baiana. Uma consagração à expressão criada por Décio Pignatari e que virou a canção manifesto de Torquato Neto e Gilberto Gil : É “Geleia Geral” brasileira que a Educadora FM anuncia.

A partir da quinta-feira, 23.02, até ao meio dia da quarta-feira de Cinzas, 01.03, a equipe da Educadora FM vai estar ao vivo na transmissão dos shows do Largo do Pelourinho, palco principal do Circuito Batatinha, contando com a apresentação de Daniela Souza, Leto Vieira, Márcia Moreira e Moacyr Mota. E nas ruas, acompanhando a folia nos circuitos, as repórteres Camila França e Lise Lobo, com produção de Jó Demoulier, entram na programação com ashes com informações sobre a festa e prestação de serviços.

Durante a programação especial de carnaval, em vez do Multicultura, o ouvinte da 107.5 Educadora FM poderá acompanhar os especiais: Sambas da Bahia (23 e 24.02 – quinta e sexta), Armandinho, Dodô e Osmar (27.02 - segunda) e Novos Carnavais do Brasil (28.02 - terça), conteúdo especial feito pelo programador Nilton Amorim, que também assina no domingo (26.02) Moraes 70, programa musical em homenagem aos 70 anos desse cantor baiano de Ituaçu.

O Especial das Seis (E6) é outro destaque do carnaval da 107.5 Educadora FM. A jornalista e pesquisadora musical Maira Cristina e o diretor Nuno Penna foram convidados para falar sobre o documentário que tem como tema os estúdios WR, de Wesley Rangel, que faleceu em janeiro do ano passado. Essa edição inédita vai ao ar na quinta-feira (23.02), abrindo a programação especial de carnaval. Na sequência, o E6 traz para ouvinte uma seleção musical e um pouco da história do documentário “Axé music – O canto de um povo e de um lugar”. Já na segunda e na terça-feira de Carnaval, as edições do E6 são dedicadas à discussão do tropicalismo e do disco manifesto “Tropicália panis et circenses”.

Outro programa que vai ter conteúdo exclusivo é o Tambores da Liberdade, que vai ao ar sábado (25.02), às 18h. Em uma hora de programação exclusiva, uma discussão sobre os temas dos blocos afro, com destaque para o Ilê Aiyê. Nesse programa, vão ser apresentadas as canções-temas, a importância delas para o Ilê Aiyê e as histórias que levaram a construção dessas temáticas. E na hora do almoço, também no sábado, Beto Barreto, Luciano Mattos e Ronei Jorge comandam o Radioca com as músicas que embalam o carnaval alternativo do Norte-Nordeste.

Durante o carnaval, ao longo da programação, a 107.5 Educadora FM vai apresentar a primeira temporada do Sala de Som, programa da TVE que ganhou quatro capítulos radiofônicos de curta duração. Sala de Som traz o cantor e instrumentista Alexandre Leão entrevistando Armandinho sobre carnaval, guitarra baiana e trio elétrico.