Salvador, 27 de novembro de 2021
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Especial das Seis - "Respeitem Meus Cabelos, Brancos" - Chico César

alt

Na segunda parte da Série Chico César, o cantor comenta um dos trabalhos que mais colaboraram para o sucesso da carreira e até para a própria cidadania, segundo ele mesmo. Lançado em 2002, “Respeitem Meus Cabelos, Brancos” é o destaque do Especial das Seis desta quinta-feira (10).

O disco tem uma grande variedade de estilos musicais e carrega um forte simbolismo de respeito aos afrodescendentes: “É um álbum que tem muita importância na minha vida, na minha carreira, na minha negritude”, conta Chico. A faixa-título do álbum se tornou popular também por explicitar a necessidade da luta contra o racismo. “Essa canção levantou uma certa polêmica porque muitas pessoas insistem em dizer que no brasil não existe racismo. Não é que a gente quer que exista o racismo, mas a gente quer que as pessoas reconheçam que existe a ferida para tentarmos tratar dela”, finaliza.

Assim como ocorre em “Aos Vivos” e em outros discos antecessores, “Respeitem Meus Cabelos, Brancos” conta com alguns convidados especiais, entre eles, Chico Buarque, Nina Miranda, Chris Frank e Carlinhos Brown. Com produção do inglês Will Mowat, que também produziu Fernanda Abreu, Daúde e Daniela Mercury, o álbum traz, entre as 12 faixas, a música “Antinome”, que tem a participação de Chico Buarque e, “Flor de Mandacaru”, composta por Chico César para os pais dele.

Produção: Ananda Brasileiro

Acompanhe a programação da Educadora ao vivo através do nosso Portal.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.