Salvador, 15 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Soterópolis - 30/03/2017


Soterópolis - 30/03/2017

cliques 864 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

O Soterópolis destaca o tema "Mulheres e Serviços Domésticos". O programa traz uma entrevista com May Barros, criadora do Serviço Entre Minas. Historicamente, a mulher dedica muito mais tempo às atividades do lar que os homens. Mas, os consertos domésticos, considerados pesados, eram uma tarefa exclusivamente masculina.

Mesmo com a maior participação feminina no mercado de trabalho, elas ainda são as que mais fazem serviços domésticos em casa. Segundo uma pesquisa do IPEA, as mulheres gastam uma média de 25 horas semanais para cuidar da casa, enquanto os homens gastam apenas 9 horas. Do total de horas, vemos cada dia mais mulheres que tem realizado funções que antes eram, em grande maioria, feitas por homens: trocar lâmpadas, resistência de chuveiro, pintar a casa, etc.

O Soterópolis ainda conta com um bate-papo com Roberta Carvalho, artista visual e curadora. Vai falar sobre o Centro Histórico de Salvador, espaço de tradição cultural da cidade, que foi palco de uma fusão entre arte e tecnologia durante o SSA Mapping. O primeiro festival de video mapping da capital baiana aconteceu no dia 25 de março, na praça municipal.

E também mostramos um pouco do "Festival das Periferias", uma iniciativa criada por jovens de coletivos culturais a partir da formação em produção e gestão, com o objetivo de valorizar a cultura local, favorecendo a identidade das comunidades periféricas. O programa vai falar com o coordenador da Cipó Leandro Vilas Verde, além de jovens estudantes dos coletivos culturais.

Essa edição foi ao ar no dia 30 de março de 2017.

URL:
Incorporar:

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.