Salvador, 23 de setembro de 2020
Portal do IRDEB
Principal > Perfil & Opinião - Fernando Peres


Perfil & Opinião - Fernando Peres

cliques 5745 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

O Perfil & Opinião exibido no dia 7 de agosto de 2013 traz como convidado o poeta e historiador Fernando da Rocha Peres, o mais importante pesquisador da história da Igreja da Sé. Exatamente nesta data, faz 80 anos da demolição da primeira igreja e o programa traz Peres para contar detalhes desse momento histórico e sobre a reedição de seu livro, Memória da Sé.

No livro, resultado de uma pesquisa sobre o episódio ocorrido em 1933, Fernando Peres narra a polêmica nacional sobre a demolição que, por duas décadas, foi alvo de críticas e, até hoje, intriga. A igreja da Sé foi a primeira catedral erguida no Brasil, no século XVI. No século seguinte, serviu como fortaleza contra invasores holandeses e, em 1808, sediou o Te Deum em homenagem à chegada do rei D. João VI e da comitiva real a Salvador.

No programa, Peres conta que se encantou pela temática ainda criança, quando, na biblioteca de um tio-avô, Manoel Augusto Pirajá da Silva, encontrou fotos, recortes de jornais e correspondências sobre a demolição da igreja da Sé. “O conjunto guardado pelo meu tio e por mim perdurou um assunto verdadeiramente palpitante na historia cultural da Bahia, que foi a demolição da Igreja da Sé”, assegura.

URL:
Incorporar:

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.