IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

O GRINGO

Petkovic foi parar no cinema. O longa-metragem “O Gringo” foi exibido no dia 10 de junho no CINEfoot – primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado a filmes sobre o esporte mais praticado no mundo : o futebol.

No dia 11 de agosto, Petkovic esteve presente na pré-estreia de filme em Salvador e foi homenageado pelo Vitória com uma camisa retrô da temporada de 1999. Em dois anos no clube, Pet conquistou dois títulos e marcou 59 gols em 90 jogos.

Quando Pet chegou ao Brasil, ainda era um iugoslavo de 25 anos com passagem discreta pelo Real Madrid e outros times da espanha. Veio jogar aqui justamente para tentar jogar bem e voltar ao futebol europeu. Mas não foi bem assim. Ainda bem.

Paulo Carneiro disse a Evaristo de Macedo: “Trouxe um gringo aí”. O mestre respondeu: “E ele joga bola mesmo”? O então presidente do Vitória respondeu: “Joga direitinho”. Evaristo colocou Petkovic no treino e quando acabou a atividade, disse a Paulo Carneiro: “Direitinho, não. Ele joga direitão”.

Começava ali a história de Dejan Petkovic no Vitória. Começava ali uma carreira vitoriosa de um atleta que viveu de perto a Guerra Civil Iugoslava, e, deixou parentes por lá para batalhar do outro lado do mundo. Podemos dizer seguramente que ele venceu!

Logo na estreia, contra o União São João, marcou um gol de falta e deu passe para Túlio fazer  o segundo do empate por 2 a 2. Vieram outros gols marcantes. Contra o Santa Cruz, foram três na mesma partida. Contra o Palmeiras, na saudosa Fonte Nova, marcou o primeiro gol olímpico dele em solo brasileiro.

Os memoráveis gols e assistências de Pet ficaram marcados na memória do torcedor rubro-negro, assim como os títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste de 1999.

Pelo conjunto da obra, o filme é um verdadeiro gol de placa!

Um Comentário para “O GRINGO”

  1. Diego Cuia disse:

    O Vitória que trouxe ele pra cá ele nem pensou em se despedir. sempre nosso estado fica em segundo plano. sou Bahia, mas o vicetoria descobriu um craque

Deixe um comentário

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social